quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Invisibilidade Bissexual


Você é Bissexual? Então não tenha vergonha disso, verdade é que hoje existe um certo preconceito com pessoas Bissexuais que pode gerar uma invisibilidade, leia esse maravilhoso Artigo publicado no Blog Bisides.
Não, bissexuais não são mutantes, mas são vítimas da invisibilidade social.
A invisibilidade social geralmente é conhecida a respeito dos garis e dos mendigos. É como se eles não existissem, os garis por sua profissão pouco reconhecida e o mendigos que se tornam invisíveis ao passar pelo filtro de coisas que preferimos fingir que não existem para evitar a dor.
Nesses casos a invisibilidade se mostra como a palavra sugere, de modo visual. Não vemos, não notamos, não reparamos na existência dessas pessoas e elas passam a fazer parte da paisagem como uma coisa, não um indivíduo. É uma indiferença que atinge o nosso olhar.
Esse tipo de invisibilidade, porém, não é o único que existe. A invisibilidade é uma marginalização baseada em preconceito e/ou na indiferença a um certo grupo de pessoas e sabemos que preconceito temos de todo tipo.
No caso de nós bissexuais, não temos nossa condição dada visualmente e sendo ignorada pelos olhares, e sim nossa identidade sendo ignorada pelos rótulos, discurso, instituições e indivíduos. Existe homossexual e heterossexual. Só. Se você não tem um desses rótulos na testa, você não existe.
Para além de uma simples bifobia de acreditar que bissexuais são indecisos, aproveitadores etc, algumas pessoas simplesmente esquecem-se de nossa existência ao citar as orientação possíveis, as minorias, as vítimas de preconceito etc ainda que frequentemente citem em seu discurso as várias siglas que levam nosso “B”.
Nas próprias instituições GLBT, o nome só é citado ao se explicar o significado dessas siglas, na hora de falar de cada um especificamente, gays estão sempre dentro, lésbicas raramente ficam de fora, trans e travestis são às vezes ignorados e bissexuais são quase sempre apagados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, ela é muito importante para nos